MEMBROS DO CICA

Marcelino Inácio Caravela

Director da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio, mestrado em Ecologia Aplicada, Docente de Botânica, Biologia de Campo e Ecologia Terrestre. Estudou extensivamente a diversidade de macro algas na zona intertidal em Pemba. Começou a construir uma estufa e um jardim botânico sistemático, desenvolveu pesquisas sobre a flora do mel e recursos apicolas e iniciou a construção de um herbário com exemplares da ilha e do continete no norte de Moçambique e supervisiona inventários botânicos nas montanhas da reserva de Taratibu.

Fane Benedito Eduardo Duarte Macueia

Nasceu a 27 de Dezembro de 1982 em Gurúe na Zambézia, é agrónomo de Profissão bem experimentado, fez mestrado em Ecologia, foi docente na disciplina de Agropecuária e pesca sustentável na Universidade Católica de Moçambique-FGTI e de Bioestatística no ISCTAC, é docente na Universidade Lúrio-FCN, alocado na Repartição de Botânica, leccionou as disciplinas de Mecanização agrícola e florestal, Experimentação agrícola, Extensão comunitária e Empreendedorismo, atualmente lecciona as disciplinas de  Botânica, Fisiologia vegetal, Recursos agrícolas, florestais e pecuários. Coordenou ao nível da província de Cabo-Delgado o Projecto de Verificação independente de pacotes de serviços de Nutrição Baseados na Comunidade, realizado para InSite, Lda-Deloitte & Touche (Moçambique) Lda-MISAU, fez consultoriaambiental independente para a Grafex no Plano de Acção de Reassentamento (RAP). Efectuou trabalhos de  investigação sobre avaliação de desempenho de eucaliptos na Chikweti forest of Niassa, estudos sobre adaptação de variedades de batata doce de polpa alaranjada para o IIAM-CIP e sobre a estrutura e composição de espécies da flora arbórea nativa do PNQ,  supervisionou trabalhos de final do curso sobre estudos de crescimento de genótipos de soja on farm, influência das mudanças climáticas na produção agrícola, estudos de hormonas no crescimento vegetal, agricultura de conservação e tem trabalhado actualmente na Conservação marinha e serviços nas comunidades da Ilha de Vamizi para a &Beyond como monitor ambiental. O seu interesse é trabalhar continuamente no âmbito da agroecologia e conservação da biodiversidade.

Sidónio Machaieie

Biólogo Marinho, é Assistente Universitário na Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio (UniLúrio) onde exerce funções desde 2016. Mestrado em Ecologia pela Universidade Lúrio (2020), graduado em Biologia Marinha pela Universidade Eduardo Mondlane (2014). Afecto no Departamento de Ecologia Marinha e membro do Centro de Investigação e Conservação Ambiental (CICA). Desenvolve e participa em diversos trabalhos de expedições, pesquisa e extensão no âmbito da Conservação de Recursos Marinhos e Costeiros em vários projectos da UniLúrio com parcerias nacionais e internacionais, principalmente aos assuntos da gestão das pescas e monitorizações subaquáticas. Participa em várias actividades de formação e divulgação da ciência como conferências, workshops e capacitações nacionais e internacionais.

Skype: sdmachaieie

Email: sidonio.machaieie@unilurio.ac.mz

Cell: (+258) 841095400/ 871095400/ 829247750

Bibiana Américo Fernando Nassongole

Nascida a 14 de Janeiro de 1991, é Licenciado em Ciências biologicas e Mestrada em Ecologia. Responsável pelos Serviços de Laboratório e da sala de colecoes de espécies da faculdade de Ciências Naturais-Universidade Lúrio. Trabalha com pesca artesanal e com monitoria de reservas marinhas comunitárias. Tem coordenado e supervisionado trabalhos de monografia sobre inventários e colecta de invertebrados no norte de Moçambique. É docente nas cadeiras de Recursos pesqueiros, Ecologia Marinha, Zoologia de invertebrados e Histologia.

Patrício Marques

Nascido aso 15 de Setembro de 1992, no distrito de Nacala-a-Velha, província de Nampula, Moçambique. Frequentou o ensino primário na Escola primária completa de Mueria, Nacala-a-Velha, continuou os seus estudos na Escola Secundaria da Cidade Alta, Nacala Porto onde concluiu o nível médio em 2010. Em 2013 Ingressou na Universidade Lúrio, Faculdade de Engenharia onde terminou a Licenciatura em Engenharia Informática em 2017.  Actualmente é docente e colaborador da Direcção Pedagógica da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio, lecciona a disciplina de Introdução à Informática. É especialista no desenvolvimento de aplicações móveis baseadas na plataforma Open Data Kit estando no momento a desenvolver pesquisas relacionadas com base de dados e engenharia de software. Está envolvido em trabalhos de monitoria comunitária dos recursos pesqueiros na província de Cabo Delgado.

Aniceto Alfredo

Mestrado em Ecologia, leciona na Faculdade de Ciências Naturais, da Universidade Lúrio disciplinas ligadas aos Recursos Pesqueiros, Aquacultura e Ecologia Marinha. Tem como áreas de investigação o estudo da dinâmica populacional dos recursos pesqueiros de interresse comercial em Moçambique, desenvolvimento de sistemas e estratégias de cultivo extensivo de organismos marinhos e dulcicolas. Desde 2014, está envolvido em projectos ligados ao uso sustentável dos recursos pesqueiros em parceria com as comunidades (CCP’s) concretamente nos distritos de Ibo, Palma, Mocimboa, Mecufi, Metuge. Actualmente, tem como área de interresse pesquisas sobre a dinâmica espaço-temporal do zooplâncton marinho, estuarino e dulcicola particularmente na identificação de ovos e larvas de peixes, no Norte de Moçambique.

Gélica Eugénio Inteca

Nascida em Novembro de 1989, e Licenciada em Ciencias Biológicas pela Universidade Lúrio e Mestrada em Gestão de Recursos Naturais para Desenvolvimento Tropical pela Universidade de Florença, Itália. Trabalha com Tartarugas Marinhas, Mamíferos Marinhos, e com Conselho Comunitário de Pesca na Ilha de Vamizi. Formada em Observação de Mamíferos Marinhos (MMO), Espécies Protegidas (PSO) e gravação de sons acústicos de baixo de Agua pela Seiche LMD, em Devon,UK. Formada em Conservation leadership pela Fauna and Flora Org, em Alberta , Canada e e membro do grupo Alumini young conservanist. Participu no Mapeamento de Mamíferos Marinhos do Parque Nacional das Quirimbas no Projecto Pharo Implementado pela Oikos-mocambique. Realizou pesquisas sobre Tartarugas Marinhas  e Serviços de Ecossietemas no âmbito dos estudos de impacto ambiental em Afungi-Palma. E docente nas cadeiras de Fisiologia Animal e Desenvolvimento Comunitário e desempenha as Funções de Directora Adjunta de Pós Graduação, Investigação e Extensão na Faculdade de Ciencias Naturais. Actualmente tem dedicado o trabalho em Monitoria de Lixo Marinho, Baleias Corcundas e Tartarugas Marinhas e a sua grande paixao são as Tartarugas Marinhas.

Liliett Francisco

Biologa marinha, especialista em Maneio e Conservação da Biodiversidade e titular de um Mestrado em Ecologia. Docente na Universidade Lúrio-Faculdade de Ciências Naturais nas disciplinas de Biologia de Campo, Biologia de Conservação, Maneio de Vida Selvagem e Áreas de Conservação e Sistema de Informação Geográfica. Realizou trabalhos de pesquisa sobre macroinvertebrados bentónicos no mangal do distrito de Inhassunge e na Baía de Pemba. Realizou  também  trabalhos sobre estimativa de  biomassa e stock de carbono no mangal na Baía de Sofala e Baía de Pemba usando imagens de satélites. Actualmente, realiza trabalhos sobre mapeamento de habitas marinhos no Parque Nacional das Quirimbas em Cabo Delgado.

Graça Mandava Jaime

Natural de Luabo-Chinde na província de Zambézia, Moçambique. É licenciada em Ciências Biológicas e Mestrada em Ecologia pela Universidade de Lúrio. Residente em Pemba, a mais de 8 anos. Actualmente é docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UniLúrio – Faculdade de Ciências Naturais. Para além da docência é investigadora em ambientes aquáticos, tendo trabalhado com macroalgas e ervas marinhas do intertidal e desenvolvido inventários e monitoria de ictiofauna dulçaquícola. A sua área de interesse actual é a taxonomia da ictiofauna dulçaquícola do Norte de Moçambique, e neste âmbito tem participado em projectos de investigação (Barcoding Aquatic Biodiversity of South-Eastern Africa financiado pelo FNI) e treinamentos (Fish Identification Training, at South African Institute for Aquatic Biodiversity – SAIAB). Possui uma forte experiencia de trabalho comunitário.

Celina Cipriano Lupaka

Nascida na cidade de Maputo, interessada na natureza e na conservação da biodiversidade, formou-se em Ciências Biológicas em 2018 pela Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio. Tem experiência em identificação de peixes usando o software Event measurment, monitoramento de Baleias, Tartarugas marinhas e Pássaros na Ilha de Vamizi e possui uma qualifição PADI de mergulho em Open Water.  Realizou trabalhos de consultoria para a ERM na Anadarko LNG – Área 1, tendo participado igualmente de alguns seminários e workshops de biodiveridade no Parque Nacional da Gorongosa e Reserva de Taratibu. Actualmente trabalha como assitente do projecto “Desenvolvimento Comunitário e Protecção da Bidiversidade” da  Eni Rovuma Basin com o CICA e é colaboradora da UGEA na Faculdade de Ciências Naturais. Espera contribuir para a conservação e o uso sustentável dos recursos que o país tem disponível.

João Paulo Macuio

Titular de um Mestrado em Ecologia e possui o curso de mergulho na categoria de dive master. Lecciona na Faculdade de Ciências Naturais, da Universidade Lúrio disciplinas ligadas a Ecologia Marinha, Zoologia dos Invertebrados, Desenvolvimento Comunitário e Natação & Mergulho. Tem como áreas de investigação o estudo da estrutura e densidade das Tridacnas (amêijoas gigantes) e elasmobrânquios (tubarões e raias). Desde 2014, está envolvido em projectos ligados a monitoria e marcação de tubarões no Oceano Índico Ocidental (WIO), através de acções colaborativas entre comunidade científica e as comunidades locais para a conservação e gestão, concretamente na ilha de Vamizi, distrito de Palma. Actualmente, tem como área de interesse pesquisas sobre a biologia comportamental de elasmobrânquios (tubarões e raias), incluindo os seus movimentos e  assentamento de larvas de corais e larvas de bivalves (tridacnas) no norte e sul de Moçambique.

Mansur Tarmomad

Nascido no Distrito de Macomía, província de Cabo Delgado, Nacionalidade Moçambicana. Mestrando em Ecologia Aplicada pela Universidade de Aveiro em parceria com a Universidade Lúrio – Faculdade de Ciências Naturais e Licenciado em Produção Animal pela Universidade Eduardo Mondlane. Docente na Faculdade de Ciências Naturais no curso de Ciências Biológicas e Membro da Repartição da Ecologia Terrestre. Actualmente     Lecciona as Cadeiras de Biologia Celular, Fisiologia Geral, Fisiologia Animal, Zoologia dos Vertebrados e Recursos Florestais, Agrários e Pecuários. Participa em projectos de investigação nacionais na área Avifauna.

Consultor Ambiental: Trabalha como Consultor para estudos de aves de Moçambique.

Técnico Pecuário: Presta assistência técnica em maneios de espécies Pecuários.

Áreas de interesse: Avifauna e Produção Animal.

Ikbal Alcolete

Salvador Nanvonamuquitxo

Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Zambeze em Moçambique, actualmente trabalha como docente investigador na Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio em Pemba, onde para além de coordenar as actividades do departamento de Botânica, tem implementado projectos de extensão Universitária relacionados com agricultura e florestas. Ademais durante o tempo que trabalhou na academia para além de supervisão de teses de licenciatura, participou em eventos científicos e publicou vários artigos académicos relacionados com conservação de florestas e meio ambiente. Também tem trabalhado com varias organizações privadas como é o caso da CESAL na implementação de campos de demonstrações de sistemas agro-florestais no distrito de Metuge e Mecufí em Cabo Delgado, fomento de apicultura em Balama através do projecto da Twigg Exploration and Mining Lda (Syrah Resources) e TECNOSERVE no estabelecimentos de campos de demostrações agrícolas na cidade de Pemba.