SALA DE COLECÇÕES BIOLÓGICAS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS DA UNIVERSIDADE LÚRIO

Histórico

A Sala de Colecções Biológicas da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio foi criada em 2011 por Harith Farooq, na altura director adjunto pedagógico da Faculdade, com a intenção de construir um museu para albergar a história natural da região norte do país.

Inicialmente a colecção funcionava em uma sala de aula pequena adaptada, apara acomodar armários onde eram colocados os espécimes em placas de petri para insectos e frascos de maionese para anfíbios, reptei e material vegetal. Com o andar do tempo as coleções aumentaram e criando a necessidade de arranjar um espaço maior e melhorar a qualidade das amostras conservadas. Actualmente a sala de coleção funciona numa sala maior no bloco D e alberga várias coleções de espécies (desde dos invertebrados aos vertebrados, herbários) e indícios de presença (pele, unhas, carapaças, produtos de excreção) de aulas de campo e trabalhos de pesquisa desenvolvidos a nível da faculdade de Ciências Naturais.

Hoje a sala de coleções tornou-se o cartão de visita para o campus no polo de pemba.

Acervo

A sala tem diversas coleções de animais conservadas em álcool e outras a seco colectadas na maior parte na região norte do país desde o Parque Nacional das Quirimbas a reserva de Niassa. Tem também exemplares de ilhas e do parque Nacional de Gorongosa. Abriga a única colecção de aracnídeos do país e uma serie de novos recordes e novas espécies de anfíbios e répteis da região centro e norte do país. É também possível encontrar exemplares de herbários botânicos que representam a flora da ilha do Ibo, Reserva de Taratibu e dos remanescentes vegetais da cidade de Pemba.

Actualmente a colecção está divida em uma colecção científica e outra didática. Sendo que colecção didática tem como objectivo facilitar o processo de ensino e aprendizagem, promovendo aulas práticas e estágios para os estudos nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Mestrado em Ecologia. E a colecção científica é mais restrita aos investigadores, promovendo a investigação científica e intercâmbio com investigadores das outras Universidades quer nacionais quer internacionais.

Acesso ao material biológico

Todas as amostras preservadas na colecção estão disponíveis para serem consultadas por todos interessados nacionais e internacionais que tenham permissão do Curador Geral da Sala.

EQUIPE DA SALA DE COLECÇÕES BIOLÓGICAS

Bibiana Nassongole

Curador geral e Responsável pela Colecção Marinha

Isildo de N. Nganhane

Responsável pela Entomologia

Cristóvão Nanvonamuquitxo

Responsável pela Herpertofauna

Marcelino Caravela

Responsável pelo Herbário

Ali Ntombe

responsável pela coleção de semente e coleção humida vegetal