A minha escola é mais verde

O projecto “A minha escola é mais verde” visava contribuir para aumento das capacidades e habilidades da comunidade na gestão e valorização das infra-estruturas verdes através de sensibilização e educação ambiental na camada estudantil do primeiro e segundo nível de ensino da cidade de Pemba, sobre tudo nos bairros com menor concentração de infra-estruturas verdes (Paquite, Ingonane, Cariaco, Chuíba e Cimento), e elevado nível de vulnerabilidade. A ideia era através de treinamentos e criação de jardins de iniciação botânica nas escolas, as crianças e jovens ganhassem a consciência e o hábito de valorizar e gerir infra-estruturas verdes, bem como seja um canal de difusão das informações sobre as boas práticas no contexto de adaptação aos impactos das mudanças climáticas nas comunidades com elevado nível de vulnerabilidade. A selecção deste grupo alvo é justificada por ser de fácil assimilação e disseminação de tais valores na comunidade em que vivem.

O projecto enquadrava no objectivo dois do Projecto de Adaptação das Cidades Costeira (CCAP), que se reflecte basicamente no aumento do conhecimento e adopção de medidas de adaptação climática pelas comunidades, organizações cívicas; Organizações de Base Religiosas (OBR) e outros. A mesma foi financiada pela CCAP/USAID através do acordo de subvenção numero 2018-02 ( DUNS# 561223726).

Principais actividades e resultados

Actividade 1: Treinamento de Professores e alunos em matéria de resiliência climática, maneio e produção de mudas, gestão de jardins de iniciação botânica e sistema de aproveitamento de águas pluviais.

Resultado 1: 200 Professores e estudantes de 16 escolas da cidade de Pemba foram treinados em matéria de resiliência climática, maneio e produção de mudas, gestão de jardins de iniciação botânica e sistema de aproveitamento de águas pluviais. Adicionalmente, conhecimento obtidos por estes, foram partilhados nas suas escolas e comunidades. O treinamento dos intervenientes foi feito por docentes de Botânica e engenharia Civil da UniLúrio.

Actividade 2: Montagem de  jardins de iniciação botânica e  sistemas de captação de águas pluviais;

Resultado 2: Foram montados 16 jardins de iniciação botânica e 12 sistemas de captação de águas pluviais, actividade que envolveu estudantes, professores, membros da comunidade, órgãos de comunicação social (RM, TVM), Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia (SDEJT) da cidade, Direcção Provincial de Educação Juventude e Desenvolvimento Humano (DPEJTDH). Nesta actividade a UniLúrio forneceu plantas e assistência técnica.