XII Jornadas Científicas da Faculdade de Ciências Naturais

Decorre hoje, dia 09 de Março, o segundo dia das XII Jornadas Científicas da Faculdade de Ciencias Naturais (FCN), sob lema: “Pela  Protecção e Conservação da Biodiversidade, Recursos Naturais e Ambientais no Contexto das Alterações Climáticas, Económicas e Sociais”. Ontem, no seu discurso inaugural, o Director da Faculdade, João Paulo Macuio, lembrou que as jornadas científicas proporcionam uma oportunidade para a exposição e discussão dos trabalhos seja de iniciação científica, tecnológica, estágio curricular, orientação vocacional ou mesmo de trabalhos já avançados nos niveis de Mestrado e Doutoramento.

Ademais, o Director da Faculdade frisou que uma das características e grande desafio da Universidade nos tempos actuais, é a assunção do papel de ponte entre o geral e o específico, isto é, entre a promoção do conhecimento universal e a sua aplicação à realidade concreta, no sentido de contribuir para o aumento desse conhecimento e, simultaneamente, para a resolução de questões que inquietam as pessoas, as comunidades e os países.

Para terminar, o Director da FCN, João Paulo Macuio, agradeceu aos participantes e convidou-os a tirar maior proveito possível dos resultados das pesquisas e das discussões havidas em plenária.

De lembrar que as Jornadas Científicas estão a decorrer no modelo híbrido e o primeiro dia, foi reservado para a apresentação de vários trabalhos, com enfoque a “Aula Inaugural”, que foi proferida pelo Prof. Doutor Serafino Mucova, intitulada em: “Biodiversidade no Contexto dos Conflitos Militares, Sociais e Políticos em África: Implicação, Lições e Caminhos para Salvaguarda”.

E para hoje, (segundo dia) continuam as apresentações com maior destaque ao debate sobre a Protecção e Conservação da Biodiversidade, Recursos Naturais e Ambientais no Contexto das Alterações Climáticas, Económicas e Sociais.

Depois das apresentações dos Trabalhos Científicos, e, para “terminar em grande” as XII Jornadas Científicas, vai ter lugar o programa/concurso de Cultura Geral, vulgarmente apelidado/conhecido por “Biologia Fora da Caixa” onde estarão envolvidos como concorrentes, os estudantes do 2° ao 4° anos.