UniLúrio e TotalEnergies unem esforços para a restauração de recifes de corais e desenvolvimento de pesca sustentável em Cabo Delgado

A Universidade Lúrio (UniLúrio) e a TotalEnergies EP Mozambique Área 1 Limitada, na qualidade de operadora do projecto Mozambique LNG, assinaram hoje um memorando de entendimento com vista a implementação de um projecto de restauração de recifes de corais e de desenvolvimento da pesca sustentável na província de Cabo Delgado. O projecto tem uma duração inicial de três anos e está orçado em quatrocentos e cinquenta mil dólares americanos a serem desembolsados pelo Mozambique LNG.

O projecto, que abrange as localidades de Pemba, Maringanha, Wimbe e Gimpia, visa, em particular, a restauração de recifes de corais, a melhoria da saúde dos ecossistemas, a implantação de viveiros e aranhas de corais, a construção de recifes artificiais e o incremento de técnicas de pesca sustentáveis, bem como a promoção do turismo ecológico.

Durante a cerimónia de assinatura do memorando, o Secretário de Estado da Província de Cabo Delgado, António Supeia afirmou que “este memorando é sinal inequívoco de abertura e alinhamento dos nossos parceiros, neste caso a TotalEnergies e a UniLúrio na implementação de projectos de tamanha importância como este, cujo objectivo é, sem dúvidas, envolver o sector privado no processo de desenvolvimento e fortalecimento das capacidades das nossas instituições do ensino superior de forma sustentável. A Implementação deste projecto significará a criação de espaço para uma maior interacção com vários intervenientes na concepção e implementação de programas conjuntos nos domínios da formação dos estudantes, na monitoria dos recifes de corais, na formação dos pescadores na promoção recifes de corais, na consciencialização da comunidade sobre a conservação dos recifes de corais e promoção do turismo, incluindo a melhoria da saúde do ecossistema.”

A Reitora da UniLúrio, Leda Hugo, afirmou : “Gostaria de manifestar a satisfação e a honra da Universidade Lúrio por assegurar este apoio da TotalEnergies consubstanciado o financiamento à UniLúrio para ao longo dos próximos três anos desenvolver este Projecto, contribuindo para a rápida recuperação dos recifes de corais na Baia de Pemba para a pesca sustentável nas comunidades e para a melhoria do ensino, investigação e extensão nestas áreas na nossa Universidade”.

Por seu turno, Maxime Rabilloud, director-geral da TotalEnergies, considerou que ” o memorando assinado é o testemunho que a TotalEnergies reconhece o importante papel da academia no desenvolvimento do país. Ao apoiarmos este projecto a ser implementado pela UniLúrio, queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, no geral, e de Cabo Delgado, em particular. Este é um compromisso que se alinha com a adesão da companhia aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, incluindo, naturalmente, os que estão relacionados com a conservação da biodiversidade. As questões ambientais são parte central da nossa agenda de sustentabilidade. Este memorando ora assinado reflecte essa centralidade e é o testemunho do apoio que prestamos, à escala global, a actividades que incluem a consciencialização sobre a biodiversidade, formação de jovens e acções de pesquisa, bem como disseminação de práticas sustentáveis de pesca ou uso de produtos florestais.”

Refira-se que esta parceria entre a TotalEnergies e a UniLúrio vai permitir à Faculdade de Ciências Naturais da UniLúrio capacitar cerca de 100 estudantes em ciências marinhas, com especial enfoque nos recifes de corais e seu monitoramento, e em actividades de mergulho, bem como capacitar 100 pessoas das comunidades locais em técnicas de pesca sustentável e ecoturismo.