Projecto OSOL para comunidade: um toolkit para todos

O toolkit é uma ferramenta que foi escrita por um leque de pesquisadores financiados pela União Europeia, Darwin Initiative e a Fundation Ensemble em Parceria com as comunidades locais e com diversas instituições tais como a ZSL (Zoological Society of London), Associação Meio Ambiente (AMA), CORDIO, Universidade Lúrio (Unilúrio), Universidade Aveiro (UA), nova FCSH entre outras organizações para falar do  Projecto OSOl.

O projecto foi elaborado em fases, e por isso,  alguns dos elementos do OSOL estão em fase piloto, os resultados alcançados durante a primeira fase do projecto (2013-2018) são positivos e demonstram condições para a replicação da abordagem em outras comunidades da província e, potencialmente, do país.

Os contéudos deste, abrangem desde a selecção das áreas, recolha de dados socioeconómicos, recolha de informação ecológica de base, até a abordagem de estabelecimento de estruturas de gestão comunitária de recursos marinhos e costeiros, e actividades alternativas de rendimento à pesca, que incluem Horticultura, ACPES, Viveiros de mangal e concomitante estabelecimento de reservas marinhas e/ou outras formas de gestão.

O objetivoprincipal do toolkit é para servir de recurso para a expansão da rede de LMMAs que são  áreas marinhas de conservação geridas pela comunidade em Moçambique, usando a abordagem desenvolvida pelo projecto OSOL.

A Missão do toolkit é fornecer orientações às organizações que desejam apoiar as comunidades locais em Moçambique na gestão dos recursos marinhos que são abundantes nestes ecossistemas.

O Toolkit está acessível aqui