UniLúrio como membro do projecto Climate Change Induced Disaster Management in Africa (CIDMA)

CIDMA é um projecto que está a ser financiado pela União Europeia no âmbito do Programa Erasmus+, foi desenhado e está a ser implementado por Universidades Europeias (Universidade Lund da Suécia é a coordenadora, Instituto Tecnologico Royal, Politécnico de Milano e a Universidade de Lisboa) e Universidades Moçambicanas (UniLúrio, UEM e Unizambeze).

O principal objectivo deste projecto é desenvolver capacidade educacional para melhorar a gestão de desastres em Moçambique, usando tecnologia da informação geoespacial, a fim de  prever os possíveis riscos de desastres relacionados com as mudanças climáticas. Mesmo que o foco do projecto seja Moçambique, são esperados efeitos colaterais para outros países do leste / sudeste da África, com desafios semelhantes aos de Moçambique.

No mesmo âmbito também prevê-se desenvolver cursos actualizados sobre gestão de desastres; Treinar treinadores; Implementar os cursos desenvolvidos nas Universidades parceiras em Moçambique; Melhorar a qualidade da educação e do ensino; Melhorar infra-estrutura nas Universidades parceiras em Moçambique; Desenvolver e implementar uma ferramenta de Gestão de Desastres (DMT) e Desenvolver instituições de ensino superior (IES) na sociedade.

Actualmente as Universidades parceiras estão a desenhar três cursos com nível de mestrado nomeadamente: Riscos de desastres e Mudanças climáticas, Modelagem espacial para análise de desastres e SIG Público participatório e infraestruturas de dados na gestão de desastres que serão implementados em Fevereiro de 2021 nas Universidades Moçambicanas. Devido a Pandemia de Covid-19 as reuniões são onlines via Zoom.