A Magnífica Reitora Profª. Doutora Eng.ª Leda Florinda Hugo visita pela primeira vez o Campus Universitário de Pemba

A Magnífica Reitora da Universidade Lúrio, a Prof.ª. Doutora, Eng.ª Leda Florinda Hugo visitou entre os dias 1 (um) a 4 (quatro) de Setembro de 2020, o Campus Universitário de Pemba, onde funcionam as Faculdades de Engenharia e de Ciências Naturais, cujo objectivo primordial residia essencialmente em Conhecer, Saudar, Aproximar e Familiarizar-se com as comunidades académicas daquelas Faculdades.

Durante a sua visita, a Magnífica Reitora, além de ter mantido encontros com os membros das direcções das Faculdades, Corpo Técnico Administrativo (CTA) e o corpo docente também das duas Faculdades, visitou os Laboratórios das Faculdades, de entre os quais, o Laboratório de Informática, Engenharia Civil, Engenharia Geológica, e de Engenharia Mecânica e o Laboratório Multidisciplinar. Antes de terminar a agenda do dia, visitou a Sala de colecções, Jardim Botânico, Centro de Estudos e Projectos em Engenharia (CEPRE), o Centro de Investigação e Conservação Ambiental (CICA), as Salas de aulas e o Centro de Treinamento Virtual em Petróleo e Gás.

No seu discurso inaugural, a Magnífica Reitora informou que a sua visita ao Campus de Pemba significava que acabava de se abrir um novo ciclo, nova Era se iniciava, com expectativa de dar o seu melhor, continuando a agregar e focalizar questões em torno do lema da Universidade. Por outro lado, garantiu que não fará coisas novas, nem as inventará. Por via disso, deixou garantias de que vai cumprir e fazer cumprir os instrumentos normativos e de forma cautelosa, conjunta e aliado à disciplina institucional, seja construída a Universidade com a colaboração de todos.

Ainda assim, voltou a apelar à todos para que haja maior colaboração para que sejam alcançados os objectivos institucionais. Entretanto, voltou também a recordar a todos que o actual Plano Estratégico estava a chegar ao fim, e portanto, exortou as direcções das faculdades para que iniciem com o desenho do Próximo Plano Estratégico para os próximos cinco (5) anos ou seja, o Próximo Quinquénio, a partir de 2021.

Dirigindo-se aos Docentes, a Magnífica Reitora apelou-lhes para fazerem uma espécie de indução aos estudantes sobre os métodos de prevenção do COVID-19, logo no primeiro contacto que tiverem com eles. Ainda a volta da COVID-19, pediu a toda comunidade académica a ter uma boa postura na disseminação da informação científica e desenvolver comportamentos adequados dentro e fora da Universidade.

Para terminar, a Magnífica Reitora deixou muitos parabéns a todos os funcionários pelo trabalho realizado e encorajou-os a continuarem a trabalhar e mostrou-se disponível em ajudar naquilo que for necessário e possível, pois o compromisso é de continuar a desenvolver a Universidade, priorizando os Pilares de Ensino, Pesquisa e Extensão.