Licenciatura em Engenharia Civil

Enquadramento Do Curso

O curso de Licenciatura em Engenharia Civil está estruturado de modo a fornecer uma formação geral de largo espectro, que permita ao graduado exercer a sua actividade nas diversas áreas de Engenharia Civil, desde a geotecnia, projecto estrutural até a gestão, passando pelas obras hidráulicas, construção e reabilitação, e gestão e direcção de empreendimentos.

O curso está organizado em nove semestres. O primeiro ano é constituído por unidades curriculares de ciências básicas, umas em que se reforça e amplia as competências já adquiridas, nomeadamente as relacionadas com as áreas de matemática, física, informática e química, envolvendo em cada semestre uma disciplina específica do curso.

Com as unidades curriculares do segundo ano, serão fornecidas um conjunto de competências básicas no domínio da engenharia civil e de “transição” para as denominadas disciplinas de especialidade que constituem o terceiro e quarto anos de escolaridade. O plano curricular contempla unidades curriculares de competências transversais, importantes para o desenvolvimento humano e pessoal do formando. No último semestre, a conclusão do curso requer a realização de um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), essencial para a obtenção do título de Engenheiro Civil e que assume uma das três possíveis formas: Monografia, Projecto de Investigação e Inovação ou Estágio Profissional.

Objectivos

Os licenciados em Engenharia Civil da FE-UniLúrio deverão ter adquirido competências e conhecimentos gerais de engenharia e conhecimentos de natureza técnico-científica, em áreas específicas da Engenharia Civil. Neste contexto, entende-se como objectivos da LEC:

  • Dotar os alunos de uma sólida formação em matemática, física, informática, geologia e em ciências de engenharia, tais como, resistência dos materiais, mecânica dos solos, materiais de construção, hidráulica e estruturas, contemplando também formação básica em gestão e planeamento;
  • Promover uma formação de nível elevado e especializado nos mais diversos domínios da construção;
  • Garantir aos diplomados à habilitação para o desempenho de funções em gabinetes de projecto, em empresas de construção e de obras públicas, em serviços de administração central e local, na concepção, inovação e execução de projectos de vias de comunicação, de geotecnia, de estruturas, de obras hidráulicas, de planeamento, de grandes e pequenas obras, de recuperação e reabilitação do património edificado, da reciclagem de materiais de construção e de gestão de empreendimentos.

Saídas Profissionais

As saídas profissionais dos Licenciados em Engenharia Civil da FE-UniLúrio cobrem um vasto leque de actividades, permitindo o acesso a diversas áreas de especialização, tais como:

  • Engenharia de Estruturas;
  • Geotecnia;
  • Engenharia de transporte e Obras de Arte;
  • Obras Hidráulica;
  • Concepção e Gestão de Projectos;
  • Topografia;
  • Materiais de Construção e controlo de qualidade;
  • Construção de Edifícios;
  • Entre outras.

Perfil Ocupacional

A Licenciatura Engenharia Civil confere várias saídas profissionais para um mercado de trabalho em fase de expansão, permitindo o desempenho de funções, em gabinetes de projecto, em serviços da Administração Central e Local ou em execução de empreendimentos, em empresas de construção civil e de obras públicas, em áreas ocupacionais diversas. Assim, o graduado pode enquadrar-se em diversas actividades e ocupações, tais como:

  • Fiscalização de obras;
  • Consultoria em diversas áreas afins;
  • Gestão e direcção de projectos;
  • Serviços de laboratório de engenharia;
  • Execução de empreendimentos;
  • Oficial de segurança no trabalho da construção;
  • Gestão de estaleiros de obra.

Perfil do Graduado

Os titulares do grau de Licenciatura em Engenharia Civil da Universidade Lúrio deverão possuir as seguintes características: Conhecimento e compreensão: Evidenciar conhecimento, nas ciências básicas, nomeadamente em matemática, física, química e computação, de nível superior, e nas ciências de engenharia civil. Demonstrar conhecimento e compreensão que possa constituir bases para o desenvolvimento ou aplicação de ideias em contexto de investigação. O aluno deve adquirir conhecimento profundo nas áreas estruturantes de engenharia civil. Deve desenvolver competências em geotecnia e fundações, hidráulica, estruturas e pontes, edificação, vias de comunicação e reabilitação das construções. Adquirir conhecimento e compreensão em áreas transversais, tais como planeamento e ordenamento do território, construção sustentável, habitação do futuro, planeamento e gestão de empreendimentos, podendo responder à actividades diversas como:

Conhecimento aplicado: Ser capaz de aplicar conhecimento e mostrar compreensão na resolução de problemas nas áreas de engenharia civil, atendendo actividades como:

  • Cálculo estrutural (aplicado à geotecnia, estrutura de madeira, metálica, betão, análise de sismos, ventos, entre outros);
  • Elaboração de projectos interpretação de projectos de portos e aeroportos;
  • Elaboração de orçamentos de obra e planos de segurança da obra;
  • Elaboração de projectos de especialidade complementares ao projecto arquitectónico, tais como, a instalação predial (abastecimento e gestão de recursos hídricos), redes de saneamento, pré-concepção da rede eléctrica em edifícios, etc;
  • Determinação da dosagem de materiais de construção;
  • Análise da qualidade e da capacidade resistente dos materiais de construção;
  • Execução das partes estruturais e complementares de uma construção;
  • Avaliação dos impactos das construções;
  • Elaboração de cronogramas de actividades e racionalização de recursos.

Avaliação e análise crítica: Evidenciar capacidade para analisar e interpretar dados relevantes, para formular juízos sobre questões científicas e sociais. Evidenciar capacidade para integrar conhecimento e gerir complexidade, formular juízos com informação incompleta e saber reflectir sobre responsabilidades éticas ou sociais associadas à aplicação de tal conhecimento como por exemplo, na avaliação de riscos associados à construção (riscos naturais, de projecto e construção, de gestão dos empreendimentos e ambientais).

Comunicação: Capacidade de comunicar informação, ideias, problemas e soluções para audiência de especialistas ou não especialistas (condução de reuniões de obra, contacto com os operários de construção civil, liderança, etc.).

Autonomia e parceria na aprendizagem: Evidenciar capacidades de aprendizagem que lhe permitam prosseguir estudos de modo predominantemente auto direcionado e autónomo, desenvolvendo o espirito empreendedor no seio da sociedade.

Requisitos de acesso e duração do curso

Os candidatos ao curso de Engenharia Civil devem ser, alternativamente:

  • Titulares do grau académico de 12ª classe ou equivalente, nos grupos B ou C (Ciências com Biologia ou com Desenho) com frequência nas disciplinas de matemática e física;
  • Graduados dos Institutos de Formação Profissional de Nível Médio em disciplinas do Ramo de construção civil, mestre de obra e outros com frequência nas disciplinas de matemática, física e desenho;

Os candidatos interessados em ingressar no curso de Engenharia Civil terão que tomar parte no processo de selecção em vigor na Universidade Lúrio para os cursos de Engenharia, isto é, terão que participar dos exames de admissão nas disciplinas de Matemática e Física. O curso estabelece como critério de selecção, frequência nas disciplinas de Matemática (50%) e Física (50%).

A Licenciatura em Engenharia Civil tem a duração formal de nove semestres lectivos (4,5 anos, correspondentes a 8 semestres de leccionação e mais 1 de composição do trabalho de culminação do curso) com 270 créditos. Ao formando que cumprir integralmente os requisitos de graduação do curso, nomeadamente todas as unidades curriculares do plano de estudos, ser-lhe-á conferido o grau de Licenciado em Engenharia Civil.