Reuniões de Inicio de projecto Censu - Dar Salam., Mtwara, Lindi and Zanzibar,1-9 de Novembro de 2021

O projecto Alterações Climáticas, Energia, Sustentabilidade (CENSU) aborda as necessidades de aumento da educação e capacidade de investigação a fim de lidar com alguns grandes desafios de desenvolvimento na Tanzânia e em Moçambique: desafios relacionados com a sustentabilidade da extracção dos seus recursos energéticos, particularmente petróleo e gás, e as implicações para a mitigação das alterações climáticas.

Para que as partes envolvidas sejam capazes de lidar eficazmente com os referidos desafios de desenvolvimento, o projecto visa desenvolver e partilhar competências dentro e entre países, e entre disciplinas (interligando ciências naturais e ciências sociais) num ambiente de colaboração Sul-Sul-Norte. O projecto assenta nas capacidades criadas pela Universidade de Dar es Salaam (UDSM) e Universidade Estatal de Zanzibar (SUZA) durante o projecto NORHED I- “Vulnerabilidade, Resiliência, Direitos e Responsabilidades”: Capacitação em matéria de Alterações Climáticas”. O Centro de Estudos sobre Alterações Climáticas (CCS) da UDSM será o principal parceiro Sul numa rede regional que inclui entidades relevantes da SUZA e duas universidades moçambicanas: Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e Universidade de Lúrio (UniLúrio). Com contribuições da Universidade Metropolitana de Oslo (OsloMet), desenvolverão currículos interdisciplinares em programas de mestrado e doutoramento nas respectivas universidades tanzanianas e moçambicanas, com base em investigação conjunta e altamente relevante em termos de políticas. Mas também em importantes artigos de investigação.

Estas reuniões de inicio de projecto serviram para a coordenação das universidades intervenientes e dar a conhecer o projecto junto das autoridades locis onde os projectos de gas estão a ser implementados: Mtwara, Lindi e Zanzibar. A Professora Isabel Marques da Silva esteve presente como ponto focal na UniLúrio-FCN.

Entretanto estão duas janelas de candidatura abertas para todos os docentes e discentes da UniLúrio para  Mestrados e Doutoramentos

Reunião em zanzibar com o vice ministro da economia azul e pescas e a sua equipe multidisciplinar.