Faculdade de Ciências Naturais compromete-se em restaurar 10 ha de ecossistemas de mangal no distrito de Metuge em Cabo Delgado

O projecto Prontidão trata-se de uma iniciativa intitulada “Preparação para mudanças climáticas e igualdade na Província de Cabo Delgado-Prontidão”, onde de entre outras actividades ligadas a resiliência climática, estão previstos a restauração de 10ha de ecossistemas de mangal no distrito de Metuge e outros 10ha no distrito de Mecufi.

A iniciativa surge através de uma colaboração entre a FCN – UniLúrio e Oikos de Moçambique, financiada pela união europeia por um período de 3 anos com objectivo de capacitar instituições do governo e melhorar o engajamento de jovens na planificação e implementação de estratégias participativas de adaptação às Mudanças Climáticas, como forma de reduzir a vulnerabilidade das comunidades aos desastres naturais.

Durante os dias 22 de fevereiro à 1 de março do ano em curso, a Faculdade de Ciências Naturais mobilizou membros da associação de viveiristas de mangal de Bandar, comunidade Islâmica, comunidade Cristã e juntos plantaram cerca 2.5 hectares de duas espécies nomeadamente a Ceriops  tagal e Rhizophora mucronata  na comunidade de Bandar no mesmo distrito. Esta ainda prevista em Bandar o plantio de mais 0.5ha com a participação de cerca de 300 pessoas da comunidade, incluindo Concelho Comunitário de Pesca (CCP), comité de gestão de recursos naturais e alunos da escola primária de Bandar.