Estudantes do 4º nível do curso de Ciências Biológicas Familiarizam-se com as técnicas de avaliação de Recursos Florestais Madeireiros em florestas de mangal de Muaria em Mecufí província de Cabo Delgado.

A relevância da avaliação dos recursos das florestas de Mangal decorre da necessidade de serem conhecidos os valores sociais económicos e ambientais para efeito de gestão sustentável dos mesmos, competências da qual um biólogo deve estar munido. Foi com base neste pressuposto que no dia 03 de Novembro de 2021, 30 estudantes da Cadeira de Recursos Agrícolas Florestais e Pecuários, ministrado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Naturais da UniLúrio em Pemba, acompanhados pelos docentes Salvador Nanvonamuquitxo e Arlino Dos Santos, deslocaram-se ao Distrito de Mecufí, para uma aula prática de campo com o objectivo de familiarizar os estudantes deste nível com as técnicas de avaliação quantitativa e qualitativa dos recursos da floresta de Mangal.

Na aula os estudantes exercitaram o uso de GPS através do aplicativo SW maps, instalação de unidades amostrais (quadrículas), identificação de espécies, medição de diâmetros e altura da árvore, colecta de amostras de solo para análise granulométrica, colecta de dados fitossanitário das árvores, entre outros aspectos.

Figura 1 docente explicando os procedimentos da aula

Figura 2. estudante registando dados de diâmetro e altura da planta