CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE BIODIVERSIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Nos dias 22 e 23 de Outubro de 2018 foi realizada uma conferência internacional de Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável no campus universitários Eduardo Mondlane, cidade de Pemba, organizada pela Faculdade de Ciências Naturais, sob lema:

Por um desenvolvimento sustentável com biodiversidade acautelando as alterações climáticas.

A qual teve como objectivos

Promover o intercâmbio académico nacional de informações científicas relevantes e reflexões sobre as tendências actuais do problema das Mudanças Climática: adaptação e mitigação para os efeitos extremos, nas áreas de Biodiversidade e Agricultura. Pretendemos trazer estudantes e docentes nacionais para ouvir e discutir sobre os temas de biodiversidade e mudanças climáticas com oradores reconhecidos internacionalmente (nacionais e estrangeiros. Este simpósio irá promover uma rede de participantes e fornecer uma plataforma para que eles possam explorar as possibilidades de cooperação.

A conferência abordou avanços recentes na pesquisa sobre dinâmica de ecossistemas, mecanismo de manutenção, adaptação, mitigação, estratégias de conservação e agricultura de conservação e apicultura no contexto da mudança climática global.

Projectos de Biodiversidade, Mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável

Para a maioria da comunidade científica, é evidente que a mudança climática afecta a biodiversidade. De acordo com a Avaliação dos Ecossistemas do Milénio, as mudanças climáticas tornar-se-ão um dos factores mais significativos da perda de biodiversidade até o final do século. As mudanças climáticas já estão forçando a diversidade biológica a se adaptar, quer através das mudanças no habitat, quer nos ciclos de vida ou no desenvolvimento de novos traços físicos. A conservação dos ecossistemas naturais e o restabelecimento dos ecossistemas degradados são essenciais para os objectivos gerais da Convenção sobre a Diversidade Biológica e da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas porque os ecossistemas desempenham um papel fundamental no ciclo global do carbono e na adaptação às mudanças climáticas, além de fornecer uma ampla gama de serviços ecossistémicos que são essenciais para o bem-estar humano e a consecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A conferência contou com pesquisadores nacionais e internacional que fazem pesquisas nas áreas ligadas com mudanças climáticas, onde o orador principal foi o Prof. Doutor Salomão Bandeira com o tema “Biodiversidade e Vulnerabilidades – Ênfase aos Habitats Marinhos e Costeiros”.

O programa foi divido em sessões, onde para a sessão de Biodiversidade contou com a Prof. Doutora Elisabeth Mareen (UB, Noruega) com o tema “Desenvolvimento sustentável e vida na terra” como oradora principal. Para a sessão de Mudanças climáticas contou com orador principal – Prof. Doutor Ian Bryceson (NORAGRIC, Noruega) com o tema “O conceito de resiliência e os estudos interdisciplinares ligando processos sócio ecológicos na investigação marinha e costeira” e para a sessão de Desenvolvimento sustentável contou com  Prof. Doutor Paulo Russo (UTAD, Portugal) com o tema “A apicultura como actividade promotora do desenvolvimento socioeconómico e da biodiversidade” como orador principal.

 A cerimónia de abertura foi dirigida por sua Excelência Governador da Província de Cabo Delgado e a cerimónia de encerramento contou com a presença de sua Excelência a Embaixadora da Noruega, Magnifico Reitor da Universidade Lúrio e sua Excelência Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, para terminar, foi realizado um Cocktail com Actuação ao vivo da Banda do Momento.

A conferencia contou com o apoio da Embaixada da Noruega, Centro Terra Viva, Nunisa, Tmcel, Arquitec, Lda.