Apresentação do projecto de pesquisa sobre lixo marinho na Cidade de Nacala Porto

A Faculdade de Ciências Naturais, adiante, FCN, realizou no passado dia 16 de Fevereiro do ano em curso, na Cidade de Nacala, Província de Nampula, uma “Oficina de Trabalho, cujo objectivo estava essencialmente centrado na divulgação dos resultados de Pesquisa do Projecto às Autoridades Locais.

O evento teve lugar e apoio do Kwalala Lodje, uma Estância Turística local. Importa realçar que o Kwalala Lodje, apoiou a efectivação deste Projecto de Pesquisa desde o início até ao término do mesmo, e também tem estado de forma continuada a suportar outros Projectos de Pesquisa realizados pela FCN na Cidade de Nacala.

Estiveram presentes naquela “Oficina de Trabalho” as Autoridades Municipais locais, Os Serviços Distritais de Actividades Económicas (SIDAE), Associação dos Pescadores locais (ASUMPENA), o Instituto Nacional de Investigação Pesqueira (IIP), alguns membros de Direcção da FCN e distintos convidados.

A Sessão iniciou com a introdução das notas de “Boas-Vindas” que foram proferidas pelo Director da FCN, o Mestre João Paulo Macuio, que depois, sublinhou a importância daquele Projecto de Pesquisa, e enfactizou que era necessário que se aumente o nível de consciencialização nas pessoas sobre a gestão dos Resíduos Sólidos, de onde ele vem e como é tratado ao nível nacional. Recordou aos presentes que a UniLúrio assenta em 3 Pilares, nomedamente: O Ensino, a Pesquisa e a Extensão, e neste último, é onde se insere este Projecto de Pesquisa. Para terminar, desafiou aos participantes que levassem muito a sério a problemática de gestão dos Resíduos Sólidos, com particular relevo, ao Lixo Marinho, devido aos efeitos nefastos que pode causar à saúde dos humanos, por conta do plástico que é consumido acidentalmente pela fauna marinha, e por consequência, acaba entrando no organismo humano resultado da ingestão destes Mariscos.

Por seu turno, a Coordenadora do Projecto, a Investigadora e Doutoranda, Gélica Eugénio Inteca, fazendo uso da palavra e depois de saudar a todos, comecou por fazer o enquadramento/contextualizacao a volta do Projecto dizendo que o mesmo contou com a participacao de 7 paises, durou 3 anos e abrangiu as Provincias de Cabo Delgado (Ilha de Vamizi e a praia de Maringanha, na Cidade de Pemba) e a praia de Fernão Veloso, na Cidade de Nacala, Província de Nampula, e ressalvou que o esta Pesquisa, visava de entre outros aspectos de relevo, em Contribuir para a sensibilização do Público sobre a necessidade de mudança de atitude em matéria de gestão dos residuos solidos e para a melhoria da qualidade do ambiente marinho.

Antes de terminar e como forma de recomendação, voltou a frisar sobre a consciencialização do público, mormente, a problemática da poluição marinha e concluiu dizendo que temos de mudar de mentalidade e fazer/construir um Moçambique melhor para as futuras gerações.