Investigadores da FCN participam no curso de técnicas de sobrevivência pessoal no mar, Segurança pessoal e responsabilidade social, Primeiros socorros, Prevenção e combate de incêndios.

No âmbito das actividades de formação do projecto de “Desenvolvimento científico de Cabo Delgado” financiado pela Embaixada da Noruega, foram efectuados vários cursos de segurança no mar. Estes cursos eram importantes para que os investigadores da UniLúrio possam ser admitidos em navios de pesquisa.  

Os cursos leccionados pela ROTC  (Regional Offshore Training Center) são sancionados pelo INAMAR (Instituto Nacional da Marinha) em conformidade com a secção A-VI/1-1 da convenção internacional de padrões de formação, Certificação e vigilância marítimos (STCW) de 1978, tendo sido participado pelos seguintes investigadores: Professora Isabel da Silva, Mestre Bibiana Nassongole, Mestre Gélica Inteca, João Paulo,  Sidónio Machaieie e Erwan Sola.

As actividades teóricas decorreram no Campus de Pemba da Universidade Lúrio e as actividades práticas na Beira onde a ROTC está sediada. Cada curso teve a duração de dois dias.

Para os investigadores, que já tem alguma experiência de mar foi muito importante apreender métodos de sobrevivência e segurança no mar. Foi uma actividade muito interessante e altamente enriquecedora.

Para além da experiência pessoal a Universidade ganha principalmente porque terá 6 novos especialistas em primeiros socorros e combate a incêndios que são sempre necessário dentro e fora de água.