UniLúrio em parceria com Twigg forma Apicultores comunitários em Balama
A apicultura é uma das áreas temáticas que se enquadra na linha de pesquisas da Faculdade de Ciências Naturais-FCN, relacionada com os produtos florestais não madeireiros comummente tida como estratégia para redução da pressão sobre os recursos naturais pelas comunidades rurais na África Austral e em particular em Moçambique.
Na FCN, esta área tem sido abordada desde 2016, através de pesquisas que visam avaliar o potencial da flora melífera e dos produtos apícolas de Cabo Delgado, da qual resultou em 4 trabalhos de culminação de curso. Já em Dezembro do ano de 2019, a FCN através do CICA foi solicitada pela multinacional TWIGG EXPLORATION & MINING Lda. (empresa baseada em Moçambique, e que se dedica a exploração de grafite em Cabo Delgado) para trabalhar com as comunidades do distrito de Balama, no sentido de potencializar a produção do mel, própolis, serra e pólen apícola naquela região.
Nesta primeira fase foram treinados 19 membros de 4 associações comunitárias de base que se dedicam a actividade apícola no distrito, os objectivos do treinamento compreendiam: o melhoramento das técnicas de construção de colmeias, a suplementação das abelhas, as técnicas de colonização de novas colmeias, a diversidade de produtos apícolas e a extração sustentável do mel. No final do treinamento, os apicultores reconheceram a importância das técnicas abordadas no treinamento para a melhoria da qualidade e do valor comercial do mel, principalmente na extração, que é umas das principais causas da perda de valor comercial em Moçambique. Ficou evidente que para além do mel, outros produtos de valor comercial como o Pólen e o Própolis podem ser extraídos e rentabilizar ainda mais o negócio.