Fauna Marinha de Moçambique

Editores

Yara Tibiriçá

Yara, natural do Brasil, é uma pesquisadora marinha apaixonada, cujo fascínio pelos oceanos do mundo a levou a explorar o Atlântico, Pacífico, Índico e o Oceano Austral (Antártico). No entanto, é em Moçambique que seu coração verdadeiramente se encontra, servindo como o cenário para a maioria de suas empreitadas científicas.

Iniciando sua jornada acadêmica com uma graduação em Ecologia no Brasil, Yara continuou a perseguir sua paixão, obtendo um mestrado na Universidade James Cook, na Austrália, e um doutorado em Ciências na Universidade de Cádiz, na Espanha. Suas atividades acadêmicas são dedicadas ao mundo dos invertebrados marinhos, com ênfase especial em moluscos Heterobranch. Suas contribuições incluem a descoberta e descrição de várias novas espécies de nudibrânquios, contribuindo para a intrincada diversidade marinha.

Além de sua trajetória acadêmica, os interesses de Yara se expandem para o mundo do mergulho. Ela começou a mergulhar aos 15 anos e nunca mais olhou para trás. Ela é instrutora de mergulho científico e recreativo, além de mergulhadora técnica. Quando não está explorando as profundezas do oceano, você a encontrará acima da água, vivendo (sempre que possível) sua paixão pela vela e abraçando um estilo de vida sustentável e minimalista. Sua carreira abrange funções como pesquisadora pós-doutoral, gerente de projetos e técnica de campo de investigação marinha em instituições renomadas ao redor do mundo.

Isabel Maria sousa lima marques da silva

Nascida em Portugal em 1971, estudou no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no curso de Ciências do Meio Aquático. Estagiou no Acquário di Génova e trabalhou de 1997 até 2005 no Oceanário de Lisboa. Em 2003 fez o mestrado em Etologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa, Portugal. O tema da tese final foi “O Impacto do comportamento dos visitantes no comportamento dos peixes em aquários”. Em 2006 mudou-se para Moçambique, onde começou por trabalhar como voluntária para Zoological Society of London, e depois para a Cabo Delgado Biodiversidade e Turismo/Maluane, na ilha de Vamizi. A tese de Doutoramento foi realizada na Universidade de Aveiro entre 2011-2015 com o tema ” Efeitos ecológicos e sociais da co-gestão: um estudo de caso no Norte de Moçambique”. Em 2009 ingressou na Universidade do Lúrio, onde para além de dar aulas e fazer investigação, assumiu vários postos; a direcção dos Cursos de mestrado, a direcção Científica da Faculdade de Ciências Naturais, e a direcção do Centro de Estudos e Conservação Ambiental. Ao serviço da UniLúrio (através do Centros de investigação e conservação ambiental) tem desenvolvido diversos estudos de impacto ambiental, para empresas privadas.

Desde 2006 que se tem dedicado a conservação marinha em Cabo Delgado, principalmente aos assuntos da co-gestão das pescas e ao desenvolvimento do Santuário Comunitário da ilha de Vamizi.

A sua grande paixão é o mergulho autónomo que começou a praticar em 1992, posteriormente tirou o curso de instrutora pela PADI. Com mais de 2000 horas de mergulho, muitas delas em Cabo Delgado, publicou em 2015 um livro de identificação de peixes da Baia de Pemba.

Financiador do projecto

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec