HERBÁRIO

O Herbário da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio é um espaço físico criado dentro do Campus Universitário de Pemba, onde são coleccionadas e conservadas exsicatas físicas e digitais de espécies de plantas nativas de Moçambique, com objectivo de apoiar a identificação das mesmas em trabalhos de pesquisas relacionados com a diversidade vegetal na região. A ideia foi concebida e materializada em 2017 por Marcelino Caravela, docente do departamento de Botânica da mesma Faculdade. Actualmente o herbário conta com exsicatas de aproximadamente 500 espécies de plantas e mais de 1500 duplicatas, nativas da província de Cabo Delgado.

A edificação do herbário conta com apoio de uma equipe que compreende docentes, investigadores e estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio, em parceria com equipa de Botânicos do Parque Nacional das Quirimbas e Parque Nacional da Gorongosa.

Em 2018, foi aprovado um fundo que contempla uma construção de um herbário de raiz, onde serão realocadas todos espécimes presentes actualmente no herbário, para o novo edifício que faz parte do financiamento dos laboratórios do Banco Africano de Desenvolvimento, que estará em funcionamento pleno em meados de 2022.

Nessa altura, grande base de dados de espécimes vegetais, revisão taxonómica, estudo da flora e dos habitats associados, análise morfológica, extracção de pólen, informação fitossociológica e etnobotânica estarão muito avançadas.

Deverão participar de investigações no herbário, estudantes da área de taxonomia vegetal, pesquisadores e curadores de outros herbários permitido a trocas de duplicatas com outras instituições afins.