Jardim Botânico
Jardim Botânico da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio é um espaço físico criado dentro do Campus Universitário de Pemba onde são cultivadas e conservadas espécimes de plantas, com objectivo de divulgação de vegetação autóctone e exótica, além de empreender pesquisas na área de Botânica, e actividades pedagógicas nas cadeiras curriculares relacionadas com Morfologia, Sistemática, Fisiologia dos vegetais e Biologia de Conservação.
O Jardim Botânico também tem prestado serviços de venda de mudas ornamentais, fruteiras e arbóreas de varias espécies, bem como instalação e manutenção de jardins botânicos em residências individuais ou institucionais e hortas caseiras.
BREVE HISTORIA
O Jardim Botânico da Faculdade de Ciências Naturais (JBFCN) foi idealizado em 2012 por Marcelino Inácio Caravela, Docente do Departamento de Botânica da mesma Faculdade, como resposta a uma chamada de financiamento de projectos de inovação pedagógica laçada pelo Fundos de Desenvolvimento Institucional (FDI).
Em 2014 iniciou-se a construções físicas de uma estufa e respectivos canteiros a serem realocadas as plantas. No ano seguinte iniciou-se com parcerias internacionais na qual destaca-se a parceria com o jardim botânico da universidade de Coimbra em Portugal e a universidade de Aveiro. No mesmo período decorreu em paralelo a multiplicação de plantas na estufa, para posterior implantação nos canteiros organizado conforme o sistema APG ( Angiosperm Philogeny Group) em 2016. No mesmo ano foram plantadas cerca de 1000 mudas de diversas espécies arbóreas típica das florestas nativas do Miombo no arboreto com o mesmo nome.
Em 2018 resultados das primeiras pesquisas começaram a ser publicados ao nível nacional em eventos científicos com destaque aos trabalhos relacionados com tratamentos pré-germinativos de sementes florestas; uso de extractos naturais no enraizamento de estacas de fruteira; e influencia do substrato na qualidade de mudas de diversas espécies.
Em 2019, iniciou-se com as primeiras actividades de extensão na qual mais de 6000 mudas de diversas espécies forma fornecidas as escolas do ensino primário e secundário da cidade de Pemba com o intuito de arborizar suas instalações e melhorarem o nível de vulnerabilidade das mesmas face aos eventos extremos, no âmbito do projecto “A minha escola é mais verde” financiado pela USAID. Adicionalmente no mesmo ano, o jardim capacitou mais de 500 pessoas que incluíam estudantes, docentes e técnicos de varias instituições ligadas a revitalização de infra-estruturas verdes em matéria de multiplicação e maneio de mudas.
Actualmente o jardim tem se focado de forma continua na colecta de sementes e multiplicação de plantas para repovoar os canteiros, e prestado serviços de venda de mudas ornamentais, fruteiras e arbóreas de varias espécies, bem como instalação e manutenção de jardins botânicos em residências individuais ou institucionais e hortas caseiras.