Cabo Delgado, Moçambique

IA para Conservação de Recifes de Corais

Um mecanismo de visão por computador não intrusivo para recolher imagens e fornecer informações sobre comportamento animal em recifes de corais existentes em águas Moçambicanas

O Projeto

Motivação

Moçambique tem a quarta maior linha costeira de África, estendendo-se por 2700 quilómetros ao longo do Oceano Índico. Os esforços tradicionais de monitorização de recifes de coral envolvem mergulhadores moçambicanos colecionando manualmente imagens subaquáticas para serem analisadas posteriormente. Estes métodos são amplamente confiáveis e usados mas a sua análise permanece inteiramente manual, o que consome muito tempo e está sujeita a erros, especialmente quando vários observadores humanos estão envolvidos. Para influenciar positivamente e apoiar as ações de tomada de decisão, é preciso ter sistemas precisos de monitorização em grande escala.

Objetivos

Queremos desenvolver um mecanismo de aprendizagem deep learning não intrusivo para colecionar imagens e fornecer informações sobre os recifes de coral na Ilha Vamizi. Isto permitirá que os biólogos analisem dados em tempo real e deduzam a história de vida, comportamento, população e sobrevivência dos animais em águas moçambicanas. Inicialmente, o recife de coral estará localizado a 10-15 metros de profundidade e a 400-600 metros do local de fornecimento de energia central na Ilha Vamizi. Em particular, implantaremos um recife artificial para estudar o desenvolvimento de uma comunidade de peixes em torno de uma estrutura recém-introduzida para obter uma visão sobre o potencial de melhoria do ecossistema no contexto da restauração de recifes de coral.

Visão de longo prazo

Este projeto é uma oportunidade para ser pioneiro no desenvolvimento de novas tecnologias que acabarão por apoiar o esforço de conservação através de uma maior recolha e processamento de dados. O mesmo também ajudará a adquirir conhecimentos sobre os processos ecológicos em torno dos recifes artificiais. Isto é particularmente importante no contexto dos desenvolvimentos petrolíferos e de gás que ocorrem em Moçambique e que irão justificar a implementação de medidas de restauração de recifes. Além disso, este projeto irá criar capacidade na comunidade jovem de investigação moçambicana no que diz respeito à aplicação de tecnologias de inteligência artificial para lidar com questões de conservação marinha.

Fique atento a notícias num futuro próximo!

Patrocinadores

HPI Future SOC Lab

A Equipa

Erwan Sola

Líder de Projeto, Centro de Investigação e Conservação Ambiental, Universidade Lúrio, Moçambique

Luís Pina

Gestor de Projeto, Centro de Estudos e Projetos em Engenharia, Universidade Lúrio, Moçambique

Kenneth Ezukwoke

Mentor AI4D, Instituto Henri FAYOL, França

Natu Lauchande

Engenheiro de Dados, Jumo, África do Sul

Tiago Azevedo

Colaborador Externo, Universidade de Cambridge, Reino Unido

Bania Fonseca

Engenheiro de Software, Moçambique

Emerson Cardoso

Engenheiro DevOps, Moçambique

Boaventura Manhique

Engenheiro de Redes, Universidade Lúrio, Moçambique

Lourenço Matandire

Engenheiro Mecatrónico, Universidade Lúrio, Moçambique